Salvo orientação médica, observar jejum de oito horas para os seguintes exames:
- Ácido úrico
- Albumina
- Amilase
- Bilirrubinas
- Cálcio
- Colesterol Total e frações
- Creatinina
- Creatinofosfoquinase
- Curva Glicêmica
- Desidrogenase Lática
- Ferro
- Fosfatase Alcalina
- Fósforo
- Gama Glutamil Transferase (GAMA GT)
- Glicose Sanguínea
- Lipase
- Magnésio
- Proteína C Reativa
- Proteínas Totais
- Transaminases (TGO/TGP)
- Triglicerídios
- Ureia
O desejável é que o paciente observe jejum de quatro horas, ou de acordo com orientação médica.
– Aguardar dois dias após Toque Retal.
– Aguardar dois dias após relação sexual ou masturbação.
– Aguardar 24 horas após Ultrassom Trans-Retal.
– Aguardar quatro semanas após biópsia de próstata.
– Aguardar quatro semanas após massagem na próstata.
– Aguardar 24 horas após atividade física realizada em bicicleta ou cavalgada.
– Informar se já realizou cirurgia de próstata e a data da cirurgia. Sua colaboração é muito importante na observância das orientações aqui apresentadas, salvo determinação médica.
– Abstinência sexual de três ou quatro dias.
– Lavar as mãos e os órgãos genitais com água e sabão, secar e colher o material por manipulação auto erótica (masturbação) recolhendo todo o material em frasco fornecido pelo laboratório, fechando-o em seguida. Observação: Todo o procedimento de coleta do esperma pode ser realizado nas dependências do laboratório ou, para maior comodidade, na residência do paciente que terá uma (01) hora para levar o material ao laboratório.
– Não fazer uso de antissépticos ou medicações tópicas.
– Não manter relações sexuais nas últimas 24 horas que antecedem o exame.
– Comparecer ao laboratório, preferencialmente pela manhã, antes de urinar ou com intervalo de no mínimo quatro horas entre as micções, salvo orientações médicas diversas das apresentadas pelo laboratório.
– A urina deverá ser recolhida diretamente em frasco plástico de boca larga, fornecido pelo laboratório, após higiene íntima. O consumo de líquidos deve ser habitual durante o período da coleta. Informar ao laboratório o peso e a altura do paciente.
– No dia da coleta, ao acordar pela manhã, esvaziar totalmente a bexiga, desprezando toda essa urina.
– A partir daí, colher rigorosamente TODAS as urinas sempre observando a higiene íntima a cada coleta. A urina deverá ser recolhida durante toda a noite, sem perder nenhuma parte. No dia seguinte, ao acordar, colher a primeira urina da manhã e encaminhar imediatamente ao laboratório. Durante a coleta, conservar o material refrigerado.
– Utilizar frasco novo, limpo, fornecido pelo laboratório.
– Coletar as fezes sobre um saco plástico novo. – Transferir para o frasco uma pequena quantidade de fezes (tamanho de três azeitonas).
– Evitar contaminação do material com urina. Para isso, urinar antes da coleta.
– Levar o frasco com as fezes ao laboratório no máximo uma hora após obter o material.
– Evitar uso de talco, laxantes, antiácidos, contraste oral (utilizado em exames radiológicos) e supositórios nos três dias que antecedem o exame e no dia da coleta.
– O paciente deverá utilizar o frasco com conservante, fornecido pelo laboratório, onde uma pequena quantidade de fezes (duas pazinhas) será recolhida durante três dias consecutivos ou alternados.
– Manter o frasco tampado e em temperatura ambiente durante todo o período de coleta e encaminhar ao laboratório quando concluído o processo.
– Salvo orientação médica, o paciente não deverá estar em uso de medicamentos tópicos por 15 dias e medicação oral por 30 dias.
– Deverá evitar o uso de pomadas, cremes e esmalte no dia do exame.
– As unhas, alvo do exame, não deverão ter passado por processo de limpeza em manicure e pedicure recentemente. Caso isso tenha ocorrido, aguardar 15 dias para o exame.
– Não lavar as partes afetadas como couro cabeludo, barba e pele no dia do exame. – Quando o objeto da análise forem os pés, lavá-los e secá-los no dia anterior, comparecendo ao laboratório com calçados fechados.
– Observar jejum de oito horas, comparecendo ao laboratório para a primeira coleta.
– Ao terminar o almoço, o paciente deverá anotar o horário e se submeter à segunda coleta duas horas após esse período e, para tal, é importante estar no laboratório 10 minutos antes para o exame.
– A coleta para a dosagem da glicose pós-prandial deve ser realizada no mesmo dia.
– Utilizar frasco fornecido pelo laboratório.
– Coletar, no frasco fornecido, uma pequena quantidade de fezes evitando contaminação com urina.
– Levar o frasco com fezes ao laboratório no máximo uma hora após a coleta.
– Em caso de crianças de usam fraldas, utilizar coletor de urina para evitar contaminação do material com a urina na fralda.
– Evitar o uso de talco, laxantes, antiácidos, contraste oral (utilizado em exames radiológicos) e supositórios, nos três dias que antecedem o exame.
– Coletar fezes recém-excretadas, de preferência antes da administração de antibióticos, em frasco estéril fornecido pelo laboratório. Evacuar em plástico limpo e transferir três pequenas porções de fezes para o frasco fornecido pelo laboratório.
– Nunca utilizar urinóis ou similares evitando também a contaminação por urina.
– Para crianças que usam fraldas, evitar que o material seja contaminado, utilizando-se de coletores de urina para prevenir que os materiais se misturem.
– Levar o material o mais rapidamente possível ao Laboratório.
– A urina deverá ser recolhida diretamente em frasco plástico de boca larga fornecido pelo laboratório após higiene íntima. O consumo de líquidos deve ser habitual durante o período da coleta. Informar ao laboratório o peso, a altura e os medicamentos que está utilizando.
– No dia da coleta, ao acordar pela manhã, esvaziar totalmente a bexiga, desprezando toda essa urina.
– A partir daí, colher rigorosamente TODAS as urinas sempre observando a higiene íntima a cada coleta. A urina deverá ser recolhida durante toda a noite, sem perder nenhuma parte. No dia seguinte, ao acordar, colher a primeira urina da manhã.
– Levar o material assim obtido imediatamente ao Laboratório.
– Salvo orientação médica, o ideal é a coleta matinal em frasco estéril fornecido pelo laboratório após o(a) paciente levantar-se pela manhã.
– A higienização das mãos e da genitália (homem ou mulher) com água e sabão é imprescindível para resultados fidedignos. Enxugar a genitália com toalha limpa.
– Sentada no vaso sanitário, a paciente deve, após a higienização, afastar os grandes lábios, desprezar a primeira porção de urina e, sem interromper a micção, colher no frasco estéril fornecido uns 30ml de urina. Fechar o frasco e encaminhá-lo imediatamente ao laboratório.
– O paciente masculino deverá realizar a higienização das mãos e da genitália com água e sabão e, após enxugá-la, iniciar a coleta, desprezando a primeira porção de urina e recolhendo uns 30ml de urina do jato médio. Fechar o frasco e encaminhá-lo imediatamente ao laboratório.
– A coleta em crianças deve observar a higienização da genitália e utilizar coletores específicos para crianças fornecidos pelo laboratório. Substituir os coletores a cada 30 minutos até que a criança urine repetindo a higienização a cada troca de coletor a fim de prevenir contaminação. Fechar o coletor dobrando a parte colante uma sobre a outra para evitar vazamentos e encaminhá-lo ao Laboratório imediatamente.