Você sabia que as doenças cardiovasculares são as principais responsáveis pelas mortes registradas anualmente no Brasil? São fatores de risco a hipertensão, o colesterol elevado, o diabetes, o álcool, o tabagismo, o sedentarismo/obesidade e o estresse. Saiba mais sobre esses fatores de risco e como evitá-los:
1 – A hipertensão é uma doença silenciosa. Estima-se que 1 a cada 3 adultos é hipertenso. Para controlar a hipertensão, reduza o consumo de sal, pratique exercícios físicos e se medique corretamente, de acordo com a indicação de seu médico.
2 – O colesterol elevado também é uma doença silenciosa. Sua identificação ocorre somente por exames de sangue que devem ser realizados a pedido do seu médico. Muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, mas um dos mais comuns é a dieta: 30% do colesterol do nosso organismo vem na nossa alimentação.
3 – O diabetes é o aumento dos níveis de açúcar do sangue. Os sintomas mais comuns são muita sede, rápida perda de peso, muita fome, cansaço inexplicável, grande vontade de urinar, dificuldade para cicatrização, infecções frequentes, visão embaçada e falta de concentração.
4 – O álcool é uma droga depressora do sistema nervoso central. Age diretamente sobre os lipídios e as gorduras presentes em todos os tecidos do corpo humano, inclusive na membrana que envolve e protege o cérebro. O álcool é destruidor porque provoca lesões em tecidos adiposos (gordura).
5 – Já o tabagismo é uma doença crônica e é considerado a principal causa de morte evitável em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A pessoa que fuma fica dependente da nicotina, considerada uma droga poderosa que atua no sistema nervoso central. Quase 6 milhões de pessoas morrem por ano por causa do tabaco. Pelo menos 600 mil são fumantes passivos.
6 – A obesidade está diretamente relacionada ao sedentarismo. Considerado o mal do século, o sedentarismo é caracterizado pela falta ou a diminuição da atividade física, e atinge órgãos vitais e impacta diretamente na saúde dos músculos e ossos. No mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada três adultos não pratica nenhuma atividade física.
7 – O estresse é um sentimento normal. Seu excesso é que se torna um fator de risco. O indivíduo estressado pode apresentar ritmo cardíaco acelerado, arritma, tremores, tontura, suor excessivo e respiração acelerada. Pode também apresentar constipações intestinais, necessidade frequente de urinar, boca seca e problemas para engolir.
8 – Busque um estilo de vida mais saudável, com mudança de hábitos alimentares, redução do consumo de sal e atividade física regular. Não fume e consuma álcool com moderação. Além disso, consulte seu médico regularmente! Se ligue: cuide do seu coração para viver mais e melhor!
FONTE: Sociedade Brasileira de Cardiologia.